- klarine
27
Alimentação saudável na adolescência
Olá! Decidi escrever um artigo sobre “Alimentação Saudável” por sugestão da doll DraculauraMH95.
Cerca de metade dos adolescentes não come quantidades suficientes de fruta e legumes como brócolos, couves, espinafres, alface e ovos. Como estão em fase de crescimento, esta alimentação descuidada vai provocar uma diminuição de ferro no organismo, que pode levar a anemias. As raparigas precisam de ter uma especial atenção às reservas de ferro. Existem muito boas fontes de ferro como a carne vermelha, cereais, pão, legumes de cor verde ou frutos secos.
Muitos adolescentes não consomem as quantidades recomendadas de cálcio. O crescimento dos ossos continua até aos 30 anos de idade, e a adolescência é a fase mais importante deste processo. A vitamina D, o cálcio e o fósforo são fundamentais para o desenvolvimentos dos ossos. As doses diárias de cálcio recomendadas para adolescentes variam entre os 800mg e 1000mg por dia. Podemos encontrar cálcio no leite, queijo, iogurtes, carnes magras, peixe fresco...
Claro que a alimentação por parte da maioria dos adolescentes não é a melhor, visto que estes não têm por vezes consciência daquilo que ingerem e das suas consequências. Refrigerantes, doces, fritos, chocolates e cheeseburgers, já fazem parte do dia-a-dia de muitos jovens. Uma vez por semana é o recomendado, pois estes alimentos têm alto teor de sal, açúcar e outros produtos que não são aproveitados pelo corpo e que acrescentam gordura desnecessária. Todos devemos ter cuidado com estas tentações porque se as ingerirmos muitas vezes, mesmo que não engordemos, o nosso corpo vai ficar cheio dessas substâncias e mais tarde vamos arrepender-nos (como é o caso da celulite, que é difícil de combater!).
Nesta idade devemos optar por variedade: cereais, fruta, vegetais, laticínios, carnes e ovos, batatas, etc, beber muita água (cerca de 1,5L a 2L por dia) e ter uma vida ativa para os alimentos que ingerimos serem aproveitados!
Klarine